segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Meio cheio ou meio vazio?

Há um conceito que sempre me inquietou: atribuir a quailificação de pessimista a quem vê o copo meio vazio, ou por oposição, optimismo a quem o vislumbra meio cheio.
Como rotular uma pessoa que simplesmente vê o copo a meio? A meio de transbordar e precisamente a meio de se ver o fundo...
Vejo a minha inquietude reflectida nesta metáfora... Recuso o optimismo inconsequente e não aceito o pessimismo castrador. Eis-me na charneira inqualificável. O copo está a meio e ponto final.
Agrada-me pensar que atingi o patamar supremo da "vida boa" que Aristóteles ensinava: no meio está a virtude! Mas isso sou só eu a alimentar o meu delírio de grandeza...

1 comentário:

Anónimo disse...

Seremos assim tão virtuosos? Queremos mas não creio... Peixa