quinta-feira, 24 de maio de 2007

Os Pioneiros de Portugal

Sinto uma imensa gratidão com a vida, por me ter feito vivenciar o campo de férias dos pioneiros de portugal.

Surgiram na minha vida em 2003 e ficaram gravados no meu coração para sempre. Nesta fase da minha vida desejava muito partir em missão humanitária para fora do país, como voluntária. Colaborei assim como enfermeira, despi a farda e vesti o desconhecido. Iria durante uma semana para o parque campismo da Galé, onde estariam monitores, pessoas da organização e um grupo de jovens (40) entre 14 e 16 anos. Não conhecia ninguém. Seria um retiro de uma semana para abraçar tudo o que viesse.
O que veio foi tanto...foram momentos de partiha únicos. Jovens na fase em que tudo gira e tudo muda, e tudo se experimenta, e tudo nos confunde. Jovens de classes sociais muito diferentes, alguns com vidas menos boas, onde numa semana, pelo menos, o sol brilharia todos os dias.
Encontrei um espaço físico muito bem organizado, erguido e pintado pelas pessoas da organização. Com uma cozinha, um palco, uma zona de actividades (com bancos e mesas), uma zona de dormir (com as tendas), uma zona de refeições e outra de jogos... Tudo pintado a rigor, com as cores perfeitas.
Ficam momentos únicos, como vozes que se erguem nas noites frias e que a fogueira aquece. As estrelas cadentes que nos atingem a alma e o coração. Os abraços da despedida quando o mar escorrega dos olhos. Os piolhos e os banhos em fila com o Ricardo de mangueira. O cansaço que nunca chegava, para quem abria as mãos e tudo dava. Os passeios ao badoca e a Santiago. Os mosquitos companheiros...O protector solar, incansável...


Foram momentos únicos, de enorme dádiva.


Agora revivo e renovo esta missão nos almoços (como no passado dia 12 de Maio) dos amigos dos pioneiros. E desejo que o Afonso quando tiver 6 anos possa participar e viver momentos especiais que ficam para sempre.

http://www.pioneirosportugal.org

http://pioneirosportugal.blogspot.com

3 comentários:

Unknown disse...

Ola queruia anexar uma foto so para recordarem a minha pessoa, mas nao percebo nada disto...sei que li sobre os pioneiros e fiquei cheia de saudades...ir em missao para o estrangeiro?! para que se temos ca tanto para fazer...e olha que eu ja fui ate moçambique...tambem passei por muitas dificuldades mas nehuma tao dura como subir a rampa da praia, lavar a loiça, andar na chaimito... e o passeio misterio?! ate estou arrepiada...quero dizer arrepiadita....tou a exagerar...um cadinho , vá...Bom , havia mais para comentar, mas como nao percebo nada disto, e nao sei quem vai ler isto, se calhar fico por aqui...

sofia disse...

Sim...e foi graças a ti que pude viver tudo isto e que recordaremos sempre...beijos para ti Cátia

Anónimo disse...

Também eu há muitos anos guardo recordações de muitos anos dos pioneiros de portugal, recordações que me lembram o melhor que posso ser...